20 de julho de 2013

Em um mundo de jovens

Em um mundo de jovens
Blog Evangelizando!

“Gostaria de confiar a Nossa Senhora, todos vocês. Está próxima a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Rezemos então por esta grande peregrinação que começa, para que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e abra os seus corações para acolher a missão que Cristo dará a eles”. Palavras do Papa Francisco no último domingo durante a Oração Mariana do Angelus em Castel Gandolfo. Um convite a rezar e a participar do grande evento que reunirá no Rio de Janeiro nesta semana, jovens de todo o Brasil e de mais de 165 nações dos cinco continentes. Sob o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, os jovens se encontrarão com o Papa Francisco e com ele farão a experiência de Igreja, de fraternidade de unidade ao redor de Jesus Cristo.

Nesta semana a primeira experiência para milhares de jovens. De fato eles estão vivendo a Semana Missionária, a iniciativa da pré-jornada, que leva os jovens a conhecer e a viver a Igreja do Brasil de modo mais concreto. Eles estão sendo envolvidos, em várias atividades religiosas, visitas a enfermos, encontros culturais, encontros de partilha e demonstração dos vários aspectos culturais que caracterizam seja o povo brasileiro, seja o país de origem dos jovens peregrinos. E esses jovens estão sendo acolhidos em casas de famílias, fruto de uma campanha de mobilização feita pela Igreja Católica em todo o Brasil, uma demonstração de um gesto de amizade, unidade e de partilha com os irmãos que professam a mesma fé.

Com a Semana Missionária, os jovens que já chegaram ao Brasil e os jovens brasileiros iniciam a última etapa em direção ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial; um evento convocado pelo Papa Bento XVI e que terá a presença, ao invés, de Papa Francisco.
O universo que está por detrás da JMJRio 2013 é um universo de trabalho e doação. Doação por parte de bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que decidiram gastar suas forças e energias em prol de um bem maior, o grande encontro da juventude de todo o mundo no Rio de Janeiro.

O Rio será nos próximos dias a capital mundial dos jovens. O Cristo com os braços abertos no Corcovado está recebendo os jovens peregrinos que, ao redor do Santo Padre, confirmarão mais uma vez a sua fé no Redentor, pois a JMJ é o encontro com uma pessoa, com Jesus Cristo. São os jovens os protagonistas deste encontro de amizade. De uma amizade ímpar com Cristo e com aqueles que o Senhor colocou nos seus caminhos.

Quando no ano passado o Papa Bento XVI enviou a mensagem para a 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio, ele reafirmou a confiança que o Papa e a Igreja tem na juventude e apelou para que os jovens coloquem seus talentos ao serviço do Evangelho, uma tarefa muito especial para os jovens da América Latina. Sim porque os jovens no nosso subcontinente são a maioria da população, portanto, uma força importante para a Igreja e a sociedade.

Pudemos ver isso nos últimos 2 anos com a peregrinação dos Símbolos da Jornada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. E a fotografia dessa peregrinação foi a alegria demonstrada pelos jovens reunidos nos eventos do Bote Fé, expressão daquela fé juvenil brasileira que não termina. De uma fé cheia de compromisso que certamente não terminará com a Jornada, mas será um novo início, para cada jovem e para a Igreja no Brasil e no mundo. As nossas Pastorais Juvenis sairão reforçadas do Rio, com a certeza de que os jovens voltando às suas dioceses e paróquias serão protagonistas de um novo momento de Igreja, de um novo momento de participação.

A presença dos jovens dentro da Igreja e da sociedade é a certeza do futuro, de um futuro cheio de perguntas e inquietações, mas com uma certeza... Cristo não os abandona. “Não tenham medo de abrir-se a Cristo, só ele pode dar sentido às suas vidas”. O Cristo Redentor com seus braços abertos sobre o Rio e sobre o Brasil acolhe num abraço ideal os jovens do mundo inteiro. “Deixai-vos atrair por Ele! Vivei essa experiência de encontro com Cristo”.


A Jornada Mundial da Juventude é a resposta evidente que quando as pessoas se unem, quando os jovens se unem num ideal, podem transformar situações e eventos em algo que dá esperança e torna perceptível o que é ter fé e acreditar num Deus que é Pai e Irmão. A Jornada do Rio certamente será um olhar novo, num mundo de jovens. Aproveitando, bem-vindo Francisco, à Terra de Santa Cruz, à Terra do Redentor, à Casa da Mãe.

Silvonei José Protz
Colaborador do Blog Evangelizando
Diocese de Roma (Itália). Doutor em comunicação e professor universitário em Roma. Jornalista da Rádio Vaticano: "a voz do Papa e da Igreja em diálogo com o mundo".

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.