27 de janeiro de 2013

Imitação de Cristo: Para imitar a Cristo, romper com todas as vaidades do mundo

Blog Evangelizando!

Livro Imitação de Cristo

Olá meus amigos e amigas, já vimos a INTRODUÇÃO, agora vamos começar o primeiro estudo, vendo que para imitar Cristo devemos romper com todas as vaidades do mundo, vaidades estas que são também as nossas vontades, os nossos quereres para que sim possamos viver inteiramente a vontade de Deus!

Estudo:

1. Quem me segue não anda nas trevas (Jo 8,12), diz o Senhor. São estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos ser iluminados e livres de toda cegueira de coração. Seja, pois, o nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo.

2. A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e quem tiver seu espirito encontrará nela um maná escondido. Sucede, porém, que muitos, embora ouçam frequentemente o Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o espirito de Cristo. Quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de Cristo é-lhe preciso que procure conformar à dele toda a sua vida.

3. Que te aproveita discutires sabiamente sobre a SS. Trindade, se não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade? Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus.  Prefiro sentir contrição dentro de minha alma. a saber defini-la. Se soubesses de cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te servirá tudo isso sem caridade e a graça de Deus? Vaidade das vaidades, e tudo é vaidade, senão amar a Deus e só a ele servir. A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo tender ao reino dos céus.

4. Vaidade é, pois, buscar riquezas parecedoras e confiar nelas. Vaidade é também ambicionar e desejar posição elevada. Vaidade, seguir os apetites da carne e desejar aquilo pelo que, depois, serás gravemente castigado. Vaidade, desejar longa vida e, entretanto, descuidar-se de que seja boa. Vaidade, só atender à vida presente sem providenciar para a futura. Vaidade, amar o que passa tão rapidamente, e não buscar, pressuroso, a felicidade que sempre dura.

5. Lembra-te a miúdo do provérbio: Os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir (Ecle 1,8). Portanto, procura desapegar teu coração do amor às coisas visíveis e afeiçoá-lo às invisíveis pois aqueles que satisfazem seus apetites sensuais mancham a consciência e perdem a graça de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.