30 de novembro de 2012

CORRENTES DE ORAÇÕES, CERTO OU ERRADO?


"?"... Um ponto de interrogação quando vemos falar em certas "correntes de oração" que o povo espalha por aí.
Não se sabe como e quando que as famosas "correntes de oração" surgiram, o fato é que, o cristão católico deve saber e ser alertado sobre estas tais correntes.

Hoje em dia há correntes pra tudo, uma delas por exemplo, é a famosa corrente de pensamentos positivos. Geralmente quem usa ou passa pra frente essas coisas é gente ligada às superstições, ligadas a rituais orientais, etc. Que nada tem a ver com a religião católica mas faz um sincretismo religioso, misturando elementos pagãos às devoções cristãs.

Vou citar um exemplo:

Certa vez, recebi em minha casa a corrente da prosperidade. 
Uma amiga me deu um saquinho vermelho, que continha uma oração de São José e uma moeda de dez centavos. No final da oração dizia que eu deveria repassar a mesma oração com as moedas para outras pessoas se quisesse ter prosperidade. Se não fizesse, se ficasse com o saquinho com a oração e a moeda sem repassá-la alguma coisa de ruim ia acontecer, pois contava a carta, uma pessoa havia recebido e não repassou a mesma e perdeu um ente querido.
E assim são as outras, de várias formas mas com as mesmas ameaças.

Isto é oração? claro que não.
Se espelharmos na Bíblia e na doutrina da Igreja, nunca vamos encontrar nada a respeito sobre tais orações. 
Este tipo de "oração" é prejudicial às pessoas porque põe medo nelas e não tem sentido algum a não ser dentro do paganismo.
Oração que intimida as pessoas, põe medo, etc. não parte de Deus e sim do paganismo.
Jesus nos ensina claro que:

  1. A oração deve brotar do coração.
  2. Devemos pedir somente o necessário.
  3. Devemos agradecer pelo que já recebemos e vamos receber.
  4. Devemos "bater à porta", pedir com fé e insistência, mas nunca forçar a Deus aquilo que não for da sua vontade.
  5. A oração deve ser íntima, entre você e Deus.
  6. Devemos orar pelos amigos e inimigos, pelas nossas necessidades e pelas necessidades da Igreja.
  7. Devemos nos consagrar a Deus como seus filhos.
  8. Devemos fazer a sua vontade.
  9. Devemos nos afastar das tentações, assim nos afastamos das coisas do mal.
  10. Devemos aceitar a vontade de Deus em primeiro lugar e não nossa. Deus mais do que ninguém é nosso pai e sabe o que é bom para nós.
  11. A oração sempre deve ser feita com amor e respeito, amor e gratidão a Deus.
  12. A oração deve ser precedida pela caridade. Oração sem obras não dá frutos. 
  13. A oração deve ser precedida pelo perdão. De nada vale para Deus um coração rancoroso e fechado. Egoísta e sujo de perversidade. 

Mas pode surgir uma pergunta: Então é proibido fazer as novenas, trezenas, tríduos etc?
Não! as novenas, trezenas, etc. São formas de oração muito antigas, seja diretamente a Deus, aos anjos e santos podem e devem ser rezadas, pois são aprovadas pela Igreja. 
Nada tem a ver com as famosas "correntes". A Igreja não aceita e não aprova tais "correntes de oração" porque elas mesmas nada tem a ver com a catequese que recebemos. Pelo contrário, elas atentam contra Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, porque põe medo nas pessoas e trazem rastros do paganismo.
Ora se conhecemos os ensinamentos de Jesus e da sua Igreja, porque é que vamos dar importância a essas coisas?

Além do que, quem as pratica comete pecado grave. Portanto, se você receber essas tais "correntes de oração", não tenha medo, não leia, rasgue jogue no lixo ou ponha fogo. É melhor que não leia, do que contaminar a mente com essas coisas. Se receber por e-mail, exclua como spam. Pois essas coisas não vem de Deus. As vezes as pessoas que fazem isto são influenciadas por outras. Se você receber pessoalmente, não tenha medo de não aceitar, mas educadamente diga à pessoa que te entregou que isto é errado e explique que você aprendeu. Diga eu não aceito isto porque eu sou cristã e como tal devo seguir aquilo que a minha fé na Igreja determinou. E aproveite para evangelizar esta pessoa, pois talvez lhe falte catequese.

Não se intimide com essas tais correntes, que "do bem" não tem nada.  

Vamos meditar na Palavra de Deus o que Jesus nos diz sobre a Oração?

Mt6, 5-15.
Mt7, 7-21.
Mt7, 24-27.

Lc6, 36-37.
Lc6, 46.
Lc12, 22-31.

Quanto à Oração comunitária, esta sim, faz parte da Igreja, a oração comunitária é o culto prestado à Deus pela Comunidade Cristã. 
A igreja que somos nós se une em oração. Num só louvor e num só Culto. Mas  veja bem, isto nada tem a ver com as tais correntes.
Jesus mesmo disse que estaria presente onde dois ou mais estivessem reunidos em seu nome. Cf. Mt18, 19-20 e em seguida Jesus nos pede que não basta apenas pedir, querer a sua presença, mas devemos buscar muito perdoar do que sermos perdoados. Cf. Mt18, 21-22. 


Mas e quanto às Orações formuladas ou pré-escritas?, aquelas que recebemos ou que se distribuem nas costas dos santinhos e escritas nos manuais devocionais?!
As Orações formuladas, seja para Jesus, Nossa Senhora ou aos Santos devem obedecer a critérios da Igreja Católica. Elas são válidas assim como as espontâneas que fazemos. Porém deve passar pela aprovação da Igreja através do bispo antes de ser imprimida. Quando recebemos uma Oração ou compramos um livro de devoções é importante observar abaixo ou acima da nota de apresentação se existe uma cunha com o seguinte: pode-se imprimir, se existe, lá está o nome do bispo que autorizou a impressão.   


Por que? porque a Igreja se preocupa justamente com estes tipos de "Orações" que não conduz a nada, ao invés de construir atenta e destrói a fé das pessoas. Nunca a gente vê uma autorização eclesiástica para as chamadas "correntes de oração", porque tais não são reconhecidas pela Igreja como algo construtivo para a fé das pessoas. Ao contrário, elas podem fazer muito mal para quem for despreparado para entender o que elas dizem.


Quando você adquirir uma Oração ou comprar um livro de orações, sempre tenha o costume de certificar se há autorização eclesiástica do material escrito e impresso. Se não tiver, não compre, nem leia.
Nem mesmo a Bíblia, ela também necessita de aprovação eclesiástica, pois pode conter traduções errôneas dos textos sagrados levando o católico à apostasia e à heresia.
Por isso a Bíblia deve ser Católica e com aprovação da CNBB"Conferência Nacional dos Bispos do Brasil". Somente os bispos sucessores dos Apóstolos têm autorização para zelar pelo depósito da fé, isto é, a tradução, estudo e divulgação das Sagradas Escrituras, e ninguém mais por mais intencionado que seja. Ou em outros países verifique se existe autorização do Conselho Episcopal, (Conselho dos Bispos Católicos); Cada país possui um conselho de Bispos. No Brasil é a CNBB.


Isto é muito importante que se saiba, pois estão falsificando até a Bíblia, por aí, no sentido de que "alguns" separados da Igreja, fundam as seitas e se acham no direito de traduzir os textos bíblicos a seu bel prazer, simplesmente para trazer para si coisas de interesse particular e ou manipular e atrair seguidores para essas tais seitas.


Outros imprimem livros e folhetos de oração sem aprovação eclesiástica, no intuito de lucrar com a fé das pessoas, mas na verdade, e não para elevar a fé das pessoas. É o caso das pessoas que vendem orações, santos, terços etc. de porta em porta. Tome cuidado! 


Existem boas livrarias católicas e boas editoras aprovadas e especializadas para vender material católico. Procure se informar.


Nunca aceite fazer "correntes de oração" pois elas fazem muito mal. Além de desvirtuar as pessoas não contribuem em nada para a acréscimo da fé.

Fonte: 
http://elmandotoledo.blogspot.com.br/2011/06/correntes-de-oracoes-certo-ou-errado.html

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção: Os comentários devem ser respeitosos e relacionados estritamente ao assunto do post. Toda polêmica será prontamente banida. Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam, de maneira alguma, a posição do blog evangelizarr.blogspot.com.br - Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário que julgarmos inoportuno ou que não esteja de acordo com a política do blog.

Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.